Viagem SP-Jundiaí poderá levar 25 minutos
terça-feira, 11 de setembro de 2012O governo do Estado de São Paulo promete reduzir de uma hora e quarenta minutos para 25 minutos a viagem entre o bairro da Luz, no centro, e Jundiaí, no interior. Ontem, o Estado lançou a licitação para construção do Expresso Jundiaí, que ligará o município à capital paulista em uma viagem direta, sem pontos de parada.
Os projetos executivos custarão cerca de R$ 150 milhões. O trecho deve operar a partir de 2017. A nova linha terá 47 km e aproveitará parte da linha férrea já existente, como a da linha 7 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que atualmente faz o trajeto com pontos de parada até Jundiaí, e criará um novo, a partir de Perus, na zona norte. “O novo traçado irá encurtar o percurso em quase oito quilômetros”, disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Para que a viagem possa ser direta, o projeto prevê a construção de duas novas estações: Jundiaí e Água Branca, na capital. Nesta última será feito o desembarque dos 20 mil passageiros previstos para usar o ramal.
Também será construído um pátio de manutenção e estacionamento de trens. A implantação e operação do trecho devem ser feitas pela iniciativa privada por meio de uma PPP (Parceria Público Privada. O investimento total deve chegar a R$ 3,2 bilhões.
Modernização
O governo também anunciou a contratação dos projetos básicos e executivos para modernização e reforma de oito estações da linha 7: Pirituba, Perus, Caieiras, Baltazar Fidelis, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.
Alta velocidade
Os moradores de Campinas também devem ter uma linha direta até a capital. O ramal deve ser o mesmo do TAV (Trem de Alta Velocidade), que ligará a cidade de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, e que deve ser inaugurado em 2020. A ideia é que trens da CPTM saiam a cada 10 minutos nos intervalos de uma hora entre os trens-bala. O projeto que prevê o compartilhamento dos trilhos já foi entregue à EPL (Empresa de Planejamento Logístico), que precisa aprovar a medida.
Fonte: Sonda Brasil
Mais notícias sobre Jundiai:
- Vasos de plantas são principais criadouros da dengue em Jundiaí
- Jundiaí: Na 13ª Prova Pedestre da Unimed, houve festa até para o último colocado
- Abaixo da meta, Prefeitura de Jundiaí prorroga vacinação contra a poliomielite
- Jundiaí: Cetesb tem inscrições abertas para estágio
- Jundiaí: Ex-dependente devolve dinheiro a pessoas que enganou nos tempos de vício