Sistema de monitoramento eletrônico (GPS) chega aos ônibus de Jundiaí
sexta-feira, 12 de novembro de 2010A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Transportes e das empresas concessionárias do transporte coletivo local, já iniciou o processo de implantação do Sistema de Controle de Desempenho da Frota. A medida prevê a instalação de equipamentos de GPS (Global Positioning System) em todos os ônibus da cidade e na tarde desta quarta-feira (10) o prefeito Miguel Haddad e o secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, apresentaram o novo sistema, que tem como finalidade incrementar a fiscalização e o controle dos horários e itinerários dos ônibus e, ainda, garantir maior eficiência e agilidade na operacionalização do Sistema Integrado de Transportes Urbanos (SITU), melhorando o atendimento aos usuários do transporte público.
A implantação ocorre por etapas. A previsão é de que toda a frota, constituída por 285 ônibus, esteja equipada e possa ser monitorada até a segunda quinzena de dezembro. Inicialmente, o sistema foi implantado em 20 ônibus que fazem as linhas 540 (Terminal Eloy Chaves/Almerinda Chaves), 986 (Terminal Cecap/Teminal Rami/Via União dos Ferroviários) e a 521 (Terminal Vila Arens/Jardim Guanabara) e agora estão em fase de ajustes. Também estão sendo cadastrados os 2.500 pontos de ônibus de Jundiaí, todos os itinerários e as 70 linhas em operação.
“O GPS vai nos permitir ter um verdadeiro RX do nosso transporte coletivo, para que possamos saber em profundidade o que acontece no sistema, sempre com o objetivo de aprimorar o atendimento”, disse o prefeito Miguel Haddad. O secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, disse que esse aprimoramento vai influir, de forma positiva, também no trânsito da cidade. “Teremos informações que vão ajudar nas operações, para melhorar o trânsito”, completou.
Fonte : Prefeitura de Jundiaí
Mais notícias sobre Jundiai:
- TSE confirma segundo turno entre Bigardi e Machado em Jundiaí
- Polícia investiga morte de adolescente em Jundiaí
- Placas de trânsito danificadas dificultam a visão de motoristas e pedestres em Jundiaí
- Bomba explode em escola e deixa duas crianças feridas em Jundiaí
- Jundiaí: Ladrões de carga fazem refém e fogem para matagal