Sinalização sofre com postes tortos nas ruas de Jundiaí
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011Motoristas e pedestres que circulam pela cidade Jundiaí precisam fazer certos malabarismos em alguns pontos da cidade para enxergar a sinalização de trânsito permitida no local ou o nome de uma via, isso porque, postes com placas estão tortos, por conta das chuvas ou manobras de veículos como caminhões
Um dos casos é uma placa de sinalização de trânsito na rua Barão de Teffé, próximo a uma capela, que impede a visão dos motoristas. O porteiro Antônio de Jesus, 43 anos, trabalha há quatro anos em um condomínio próximo do local, e disse que é muito comum carretas realizarem o retorno no local. “Muitos caminhões fazem entregas no Carrefour e acabam manobrando nessa via.”
A Setransp informou, por meio de assessoria de imprensa, que a manutenção das placas de trânsito é permanente, mas que muitas vezes elas são danificadas com as chuvas, acidentes ou vandalismos, como é o caso no cruzamento da rua Eduardo Tomanik com a avenida 9 de Julho”.
“Mas já faz mais de meses que esta placa [da Barão de Teffé] está torta e ninguém faz nada”, afirma o porteiro.
Nada de nomes /As placas com os nomes de vias e praças também estão tortas. O BOM DIA constatou problemas na rotatória que fica entre a rua do Retiro e avenida Manoela Lacerda Vergueiro e na rua Barão de Teffé, esta tem a placa e postes totalmente no chão.
“As pessoas que vêm de outras cidades devem ficar totalmente perdidas, é um descaso”, diz Maria do Carmo Lopes, 45, professora.
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente informa que está fazendo manutenção de placas de ruas em toda cidade e afirma que está iniciando um processo de substituição destas placas.
Prefeitura investe em sinalização horizontal
A Secretaria de Transportes tem a meta de chegar a 90 mil metros quadrados de sinalização horizontal neste ano. Em 2010 foram aplicados 60 mil metros quadrados. Além disso, os investimentos também ocorrem nos semáforos com a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de led, que são mais econômicas. Segundo o diretor de Trânsito, Mauro Mazamatti, “uma boa sinalização é sempre um benefício para todos.”
Jundiaí possui 204 semáforos, sendo que 60 deles já contam com as novas lâmpadas. Para os próximos dias já está programada a instalação de mais 40 grupos focais (três lâmpadas – verde, amarela e vermelha)
Buracos também tormentam os motoristas
E os problemas não param somente nas placas. Os buracos se tornaram pesadelo para motoristas nesta época de chuvas, que precisam quase parar ou desviar de verdadeiras crateras. Na rua Holanda, no Jardim Cica, por exemplo, o asfalto está afundando, próximo do semáforo. Na rua Senador Fonseca, o motorista tem que frear para não danificar a roda do veículo.
”Depois das chuvas, o problema só agravou”, diz Eder de Souza, 48 anos, comerciante.
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente informa que está fazendo manutenção de placas de ruas em toda cidade e inicia um processo de substituição destas placas.
Orientação
“A autoridade de trânsito do município tem a obrigação de zelar pela sinalização”, Roberto Salvador Scaringella, secretário de Transportes de Jundiaí.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí esteve presente na Reunião para Fórum de Clubes Sociais Negros em Salto
- Prefeito de Jundiaí visita os desabrigados no Ginásio Romão de Souza
- Escolas estaduais de Jundiaí voltam às aulas hoje
- Bancos de Sangue de Sorocaba e Jundiaí estão em estado de alerta
- Acidente entre ônibus fere 30 pessoas em Jundiaí