Recadastramento eleitoral terá filas em Jundiaí
quarta-feira, 16 de novembro de 2011Com o feriado da Proclamação da República, nesta terça-feira (15), a Central de Atendimento ao Eleitor, na rua Bandeirantes, que funciona em esquema de plantão, mas deverá atender aproximadamente 2 mil eleitores. Quem for até o local pode se preparar, porque a expectativa é de que a fila dobre a esquina com rua Benjamim Constant, como já aconteceu na segunda-feira (14).
O coordenador do órgão, João Baptista de Freitas Nalini, afirma que por causa do feriado, o atendimento estará defasado com 60 funcionários a menos, que são cedidos pela Secretaria Estadual da Cidadania.
Apesar disso, o coordenador acredita que os eleitores não serão prejudicados. “O que atrasa o atendimento à população não é a falta de funcionários, mas sim falhas no sistema do envio de informação ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral)”.
Demora/Na manhã desta segunda-feira (14) o sistema voltou a apresentar falhas. Quem foi fazer o recadastramento obrigatório enfrentou uma longa espera.
A auxiliar administrativa Rita de Cássia Moreno, 32 anos, e sua mãe Fátima Moreno, 58, ficaram cinco horas na fila para serem atendidas.
Elas chegaram às 8h30 e só finalizaram o recadastramento biométrico às 13h45. “É ruim esperar tanto na fila, principalmente pelo fato de estar chovendo, mas o atendimento é dez”, diz Fátima.
O coordenador explicou que o sistema caiu alguns minutos pela manhã e demorou para ser restaurado por causa do esquema de plantão do TRE e TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que estão com número reduzido de funcionários nesses dias de feriado prolongado. “Infelizmente dependemos deles para trabalhar”, afirma.
Indisponível/Uma das soluções para fugir das filas do recadastramento eleitoral são os agendamentos pela internet, através do site www.tre-sp.jus.br, mas essa opção está indisponível no momento.
O coordenador da Central da cidade de Jundiaí disse que está sendo aguardado a liberação de dias para dezembro, pois o atendimento agendado para novembro já está esgotado. O prazo para recadastramento termina no dia 16 de dezembro.
Documentos/É preciso levar o título de eleitor, documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou casamento e certificado militar) e comprovante de resistência (conta de água, luz ou telefone em nome do eleitor emitidos entre julho de 2010 e abril de 2011). Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado.
Cidade ainda não recadastrou metade
Os eleitores de Jundiaí têm até o dia 16 de dezembro para recadastrarem o título de eleitor, se não fizerem o documento será cancelado. A cidade possui 272.156 eleitores e até o momento não foi atingido nem a metade do total.
110 mil
Eleitores já se recadastraram em Jundiaí
Em Itupeva prazo segue até dia 30
Os eleitores de Itupeva também precisam recadastrar o título de eleitor. Lá o prazo para o recadastramento biométrico termina no dia 30 deste mês.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Prefeitura de Jundiaí intensifica sinalização com 5 mil placas fabricadas em 2010
- Sistema de alarme impede sexto furto a mercado em Jundiaí, SP
- Pane deixa Bombeiros sem telefone de atendimento por quatro horas em Jundiaí
- Jundiaí: Grupo de cenografia inicia trabalho conjunto ao corpo de teatro Polytheama
- Jundiaí de olho nas pedaladas do futuro