Programa ajuda fumantes a largarem o vício do cigarro em Jundiaí
quarta-feira, 29 de agosto de 2012Nesta quarta-feira (29), no dia Nacional do Combate ao Fumo, um médico pneumologista de Jundiaí (SP) faz um alerta à população fumante, sobre os perigos do cigarro. Em Jundiaí, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista de Jundiaí existe há cinco anos. Durante esse tempo já passaram pelo local cerca de 1.500 pessoas. Cerca de 70% delas conseguiram se livrar do vício.
O tratamento dura seis semanas, após esse tempo, os pacientes passam a ter um acompanhamento e a frequentar uma reunião para prevenir recaídas toda última sexta-feira do mês. Atualmente há 80 pessoas passando pelo período de seis semanas. Os interessados devem procurar o posto da UBS mais próximo para saber se ele oferece esse tratamento, caso não ofereça, a pessoa deve recorrer a outra unidade da UBS(Unidade Básica de Saúde).
A data foi Criada em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488 e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. De acordo com especialistas, a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações.
Além disso, o tabaco causa danos à saúde, como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo, ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jundiai:
- Ladrões roubam 15 mil litros de gasolina de caminhão em Jundiaí, SP
- Motoclubes se reúnem em Jundiaí neste domingo (16)
- Metas cumpridas indicam equilíbrio fiscal do Município de Jundiaí
- Militar é preso suspeito de assalto a caixa automático em Jundiaí
- Temporal destrói parte das parreiras de uva de Jundiaí