Procon orienta pais para a compra de material escolar em Jundiaí, SP
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012A partir do dia 30 de janeiro, milhares de crianças das regiões da cidade Sorocaba e Jundiaí, interior de São Paulo, devem voltar às salas de aula com o material didático em mãos. Isso significa, além dos impostos do começo do ano, mais gasto para os pais que têm filhos em idade escolar. Veja mais detalhes na reportagem do Tem Notícias.
“É uma dor de cabeça. Penso na lista desde o Natal”, afirma Fernanda Felicioni. Mas, apesar de ter que comprar alguns itens para o filho, a maior parte é comprada pela escola, já que são materiais de uso coletivo, como papel sulfite, lápis de cor e tinta guache.
Para isso, são pedidos três orçamentos e, em seguida, o custo do menor deles é dividido entre os pais, que acabam pagando bem menos. No começo, a ideia era economizar, mas, depois, vimos que se tornou didático. As crianças aprendem a dividir”, conta o diretor Sandei Carneosso.
Porém, nem toda escola trabalha dessa forma. Normalmente, as listas de material são enormes e algumas chegam a pedir até mesmo produtos de limpeza e higiene, como papel higiênico, o que, de acordo com o Procon, é proibido. “Esses itens já estão inclusos no valor da mensalidade. No caso das escolas públicas, é o governo que deve arcar com esses custos”, explica o coordenador do Procon de Jundiaí, Antônio Giaretta. Além desses produtos, a marca do material exigido e o local onde a compra deve ser feita também não podem estar na lista.
A quantidade de itens pedidos também assusta alguns pais. Giaretta orienta que, se houver exagero, o responsável pela criança pode procurar a escola para uma conversa. Outra dica é comprar o material gradativamente, no decorrer do ano. “É uma forma de controlar os gastos”, diz.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí: Restart lota pavilhão e agita noite no Parque da Uva; Maria Gadu canta hoje
- Dois foragidos da Justiça são detidos em Jundiaí
- Jundiaí marcha e reza contra a discriminação
- Prefeitura de Jundiaí oficializa convênio com a ONG Mata Ciliar
- Bandido dos novos tempos troca revólver pelo mouse em roubo em Jundiaí