Prefeitura de Jundiaí investe na sinalização do cruzamento entre as avenidas Antônio Segre
sexta-feira, 20 de maio de 2011Daqui a 15 dias, os motoristas que passam no entroncamento das avenidas Antônio Segre, União dos Ferroviários e rua dos Bandeirantes contarão com modificações no tráfego – algumas já implantadas – e nova sinalização.
A proposta da Prefeitura de guia de Jundiaí é a de disciplinar o tráfego e garantir fluidez nos horários de pico – trata-se de um “gargalo” do trânsito, como mostrou o BOM DIA em sua edição de 28 de fevereiro.
O local é alvo de reclamações de motoristas que tentam acessar a Vila Hortolândia e estrada de Louveira pelo Centro e vice-versa. Como chegam carros de todos os lados, a confusão é inevitável ali.
Uma das medias para mudar isso foi mexer no retorno em frente ao Sesão, por onde passam diariamente centenas de alunos e associados do clube.
Agora, quem desce a Antônio Segre sentido bairro, vai fazer um retorno antes da Bandeirantes, evitando o ponto de maior concentração de veículos. Outra mudança é para quem está na própria Bandeirantes, pois fica impedido de acessar a Antônio Segre e subir ao Centro. Ou seja, deixa de cruzar a via diretamente, algo complicado no dia a dia (terá de fazer um contorno). Também os canteiros centrais foram reduzidos em tamanho, assim como a calçada do Sesão na esquina da Ferroviários.
Segundo o assessor da diretoria da Setransp, Fernando Salvador, “a equipe da Secretaria de Serviços Públicos deve entregar o local entre 10 a 12 dias. Aí entraremos com a sinalização de solo e instalação de placas.”
Com as modificações em andamento, alguns motoristas já sentem as melhorias, enquanto que outros reclamam.
Para o aposentado Carlos Alberto Domingos, 59 anos, a alteração vai beneficiar sua rotina. Morador da Vila Hortolândia, ele passa por este cruzamento todos os dias para buscar o neto na escola e a mulher no Centro. “Acho que ficou mais organizado.”
A operadora de caixa Camila Rodrigues, 34, se viu prejudicada: “Eu saio do trabalho e venho buscar meu filho na Antônio Segre. O caminho mais fácil pra mim é pela rua dos Bandeirantes, mas agora não posso mais atravessar. Tenho que vir do Centro e entrar pela Vila Municipal. Isso dificulta meu caminho e acabo demorando um pouco mais”, reclamou.
Local de acidentes /Moradores da região dizem que são frequentes os acidentes ali. “Vi muitas batidas”, afirmou o taxista Carlos Eduardo Ronquelini, 48. Para ele, é difícil o entendimento entre os motoristas. “É complicado porque tem semáforo, rotatória, cruzamento, sinais de chão, placas e motoristas que não levam nada disso em conta”, disse, entre risos. “Agora espero que descompliquem a vida das pessoas”.
São três horários complicados
No começo da manhã, por volta de 7h, no horário de almoço e no final da tarde, quando da entrada e saída de alunos do Sesi, a confusão no local é enorme. O cruzamento vira um labirinto com carros, motos, ônibus e muitas vans escolares. Os pedestres precisam se virar para sair com segurança, enquanto que os carros buscam uma brecha para entrar ou sair das vias.
Mudança nas calçadas
O obra no local inclui ainda a ampliação das vias com a redução das calçadas e alargamento das esquinas. A secretaria de Transportes espera com isso auxiliar a mobilidade dos motoristas que desejam entrar ou sair das duas avenidas do cruzamento. Por enquanto, os motoristas que passam pelo local precisam ficar atentos aos pontos em obras, pois não há sinalização de solo nem de placas sobre as mudanças. Quanto aos pedestres, as faixas antigas ainda devem ser utilizadas.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Prefeitura de Jundiaí intensifica sinalização com 5 mil placas fabricadas em 2010
- Prefeitura implanta sistema rotativo de vagas em bairro de Jundiaí
- Fuvest divulga lista de locais para a segunda fase do vestibular em Jundiaí
- Jundiaí: Negociações para que empresa norte-americana se instale na cidade ganham força
- Filhote de onça-pintada chega a ONG de Jundiaí