Obra na 9 de Julho termina no dia 31, diz prefeitura de Jundiaí
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010O contrato da reforma do canal do córrego do Mato, na avenida 9 de Julho, em Jundiaí, termina em 31 de dezembro e pode atrasar apenas alguns dias se as chuvas apertarem. A previsão foi feita nesta quarta-feira pelo superintendente da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), Ademir Pedro Victor, em reunião com a Comissão de Obras da Câmara.
“A estratégia foi usar diversas frentes simultâneas para conseguir melhorar o ritmo, quando chegamos a 200 homens e 12 escavadeiras ao longo da avenida. Falta apenas uma adutora da DAE e ajustes na altura das ruas Ernestina Ribeiro, Eduardo Tomanik e Conrado Offa. O prazo era de 15 meses desde junho de 2009 e o atraso será pequeno”, disse.
Ele defendeu o uso dos gabiões laterais pela permeabilidade das pedras e diz que os peixes são mantidos por especialistas em dois lagos abaixo da represa do Parque da Cidade. As palmeiras plantadas no trecho próximo à avenida Luiz Latorre são jerivás, nativas da Serra do Japi. “O restante será ocupado por outras espécies.”
O projeto foi assinado em dezembro de 2008 no PAC, plano do governo federal, dentro do programa Saneamento para Todos. Além do fim dos transbordamentos, causados pela água canalizada do Anhangabaú e do Centro para o córrego (cuja vazão passa agora de 28 mil para 58 mil litros por segundo), envolve também a terceira faixa da avenida que é parte do anel viário de Jundiaí.
Com protestos ambientalistas, o projeto foi revisto no primeiro semestre de 2009. “A ciclovia foi descartada porque o Ministério Público entendeu que a mata ciliar precisava ser recomposta.”
O superintendente da Fumas lembrou que as obras do córrego e da drenagem, que cabem à Fumas, estão sendo concluídas, mas outras medidas, como a capa fria da pavimentação e o paisagismo, ainda serão feitos pela Secretaria de Serviços, enquanto a sinalização será contratada pela Secretaria de Transportes.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Chefe de quadrilha que furta latas de leite em pó é presa em Jundiaí
- Criminoso armado assalta posto de combustíveis em Jundiaí
- Campanha do agasalho passa por Jundiaí na extensão Corredor Dom Pedro
- SP: incêndio destrói supermercado atacadista em Jundiaí
- Orquestra Filarmônica Brasileira faz apresentação gratuita em Jundiaí