Manifestação pró-ciclovias reúne 200 em Jundiaí, SP
terça-feira, 20 de março de 2012Uma manifestação batizada de “Pedalada por Mais Ciclovia” reuniu cerca de 200 pessoas, segundo a organização, na cidade de Jundiaí, a cerca de 60 km de São Paulo. Elas pediam a construção de espaços destinados à circulação de bicicletas, inexistentes no município.
O palco escolhido para os participantes pedalarem foi a avenida Nove de Julho, no centro, que passou por recente revitalização mas não possui ciclovia. “A cidade tem área para bicicletas apenas em parques, mas como muitos utilizam bicicletas como transporte no dia a dia e não há segurança nas ruas, criamos esta mobilização para conscientizar a prefeitura”, afirmou Alex Rosa, que divulgou a manifestação no Facebook.
Para Rosa, o uso de bicicletas seria maior na cidade se a segurança fosse maior. “Hoje, o tempo que se leva para deslocamentos de ônibus são feitos até pela metade de bicicleta”, afirma. “Jundiaí não é uma cidade extensa, um ponto facilitador”, completa. O município abriga cerca de 350 mil pessoas, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma área de aproximadamente 430 km².
Outras organizações que defendem a utilização da bicicleta em Jundiaí também participaram do protesto. São elas: Bicicletada Jundiaí, Pedala Jundiaí e o grupo feminino Elas no Pedal. Além do ato, cada participante doou 1 kg de alimento, que será doado a entidades beneficentes de Jundiaí.
Fonte: Portal Terra
Mais notícias sobre Jundiai:
- Bandidos armados explodem três caixas eletrônicos em Jundiaí
- Polícia de Jundiaí encontra chupa-cabras em caixa automático
- Empresas instaladas em incubadora de Jundiaí eclamam de mudança
- Centro de Jundiaí tem abastecimento de água interrompido no domingo para obras
- Obra de duplicação da rodovia Itatiba-Jundiaí continua parada