Jundiaí: Programa Escola Nota 10 atinge objetivos e beneficia alunos
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011As ações executadas pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade Jundiaí no início do ano letivo apresentam resultados que devem perpetuar ao longo da vida dos alunos. Foi possível registrar níveis expressivos de alfabetização e letramento, fatores que asseguram o avanço das aprendizagens dos alunos e demonstram os bons rumos tomados pelo programa Escola Nota 10, que foi lançado em maio deste ano.
De segunda a sexta-feira, os estudantes contaram com material didático de qualidade e professores empenhados em trazer o conhecimento para além das páginas dos livros. Logo no primeiro dia de aula, o material “Educa+Ação” passou a ser utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental. Em todas as escolas municipais, os estudantes tiveram acesso aos mesmos conteúdos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, conforme o nível de ensino.
Ainda como planejado no momento em que o material didático foi apresentado para a equipe escolar, os professores, coordenadores e diretores passaram por capacitação bimestral, além de contar com visitas periódicas de profissionais da Fundação Bradesco nas unidades de ensino para acompanhar a aplicação da metodologia. A Secretaria de Educação também promoveu uma série de encontros no decorrer do ano letivo, tendo a equipe pedagógica como público-alvo.
De acordo com o secretário de Educação, Francisco Carbonari, investir em educação para garantir qualidade de ensino é um dos objetivos do prefeito Miguel Haddad. “O programa Escola Nota 10 garantiu elementos fundamentais neste compromisso da atual gestão”, afirmou. “Temos muito a comemorar neste ano, certamente iremos seguir com o trabalho a fim de garantir que os alunos estejam aprendendo mais e melhor“.
Para que isso continue a ser possível, no ano de 2011, as propostas do programa Escola Nota 10 permanecerão presentes no dia a dia dos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
Vagas em creches – Em 2010, outro avanço significativo na área da Educação foi a redução de 83% da lista de espera em creches municipais. Com isso, já no primeiro semestre de 2011, o atendimento será garantido para 4182 crianças na faixa etária de zero a 3 anos.
“Hoje, o município de Jundiaí tem uma das menores listas de espera do Estado de São Paulo, considerando as cidades com o mesmo contingente populacional“, destacou Carbonari.
Objetivos – O Programa Escola Nota 10 é resultado do compromisso do prefeito Miguel Haddad, que vislumbra a educação como um processo contínuo e sem fim, sendo constituída por investimentos que permitem a materialização do lema “Jundiaí, oportunidade é para todos”. A iniciativa caracteriza-se pela amplitude das ações pedagógicas, garantindo assim que todas as unidades da rede municipal de ensino ofereçam as mesmas oportunidades para ensinar e aprender.
Deste modo, o Programa Escola Nota 10 é formado pelas seguintes ações: Alfabetização plena de todas as crianças até os 8 anos; Dois professores por sala de aula no 1º ano do Ensino Fundamental ; Material didático padronizado e gratuito para os professores e os alunos da rede municipal; Qualificação dos professores (Fundação Bradesco, Instituto Mathema e Fundação Vanzolini); Avaliação anual de todos os alunos da rede municipal; Escola em Tempo Integral; Inglês desde o 1º ano do Ensino Fundamental e Novas vagas em creches.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Mais notícias sobre Jundiai:
- A DJ Ale Rauen agita as pistas nesta sexta-feira na VR Club Jundiaí
- Mulher de 27 anos leva tiros em ponto de ônibus de Jundiaí
- Creches de Jundiaí, SP, descumprem a lei e fecham durante as férias
- Jundiaí terá urnas biométricas em 2012
- Jundiaí: Vendas de água mineral crescem 15% com galão que traz validade