Jundiaí: Palestra discute a criação de um parque estadual na serra do Japi
quinta-feira, 26 de maio de 2011A cientista social Wanda Maldonado, da Fundação Florestal do Estado, fala nesta quinta-feira (26) às 18h no Paço sobre a criação de “mosaicos” de unidades de conservação. A entrada é franca.
O assunto vem ganhando prioridade no governo municipal e é uma alternativa para a criação de um parque estadual único na Serra do Japi, como proposto por ONGs e parlamentares.
Ligada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Wanda vem atuando nesse tema desde as mudanças na região Jureia-Itatins, em 2009, que aumentou o direito de povos tradicionais como os caiçaras ao separar parte da área para unidades de uso sustentável na região do litoral sul paulista.Mais recentemente, aplicou a mesma teoria nos debates sobre a conservação da Serra da Cantareira, entre São Paulo e Mairiporã. O caso local, da Serra do Japi, envolve os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus.
Um dos tipos de unidades que poderiam compor o mosaico, na presença de propriedades privadas, seriam as RPPNs (reservas particulares de proteção natural).
O convite para a palestra foi da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e antecipa a abertura da Eco guia Jundiaí 2011, que intensifica atividades a partir da próxima segunda-feira e segue até 7 de junho.A palestra será realizada no auditório do 8º andar do Paço Municipal, aberta aos interessados no tema.
Muito gratificante que nossos governantes estejam preocupados com o tema, está discução tem que ganhar força e que os projetos de preservação seja concluido com sucesso!