Jundiaí faz preparativos para a visita do presidente do TSE, Ricardo Lewandowsky
segunda-feira, 23 de maio de 2011Uma das poucas cidades que implantam o recadastramento biométrico de eleitores já em 2011, Encontra Jundiaí faz preparativos para a visita do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowsky.
A data, que tem uma das possibilidades em 5 de junho, está sendo confirmada entre a assessoria da presidência do tribunal e o gabinete do prefeito Miguel Haddad (PSDB).
Assim como Jundiaí, Itupeva (que ainda responde a Jundiaí na questão dos cartórios eleitorais) e Rio Claro estão recebendo o sistema atualmente. Também Curitiba (PR), Goiânia (GO) e os estados de Alagoas, Sergipe e seis municípios de Pernambuco estão passando pela mudança que já é uma realidade em Nuporanga e Sales de Oliveira, outros municípios paulistas escolhidos pelo TSE. A meta da Justiça Eleitoral é implantar a novidade em todo o país até 2018.
Uso acelerado / O ministro vem para checar o andamento do recadastramento.
A novidade consiste em usar a tecnologia para que o eleitor seja identificado com a impressão digital já nas eleições para prefeito e vereadores do ano que vem. A meta é evitar possíveis fraudes na votação.
A cidade conta agora com três zonas eleitorais (65ª, 281ª e a recém-criada 424ª).
Para o eleitor ou eleitora, que deve buscar ainda mais o serviço a partir de agora, são pedidos o documento de identificação com foto, título eleitoral e comprovante de residência.
Além de ser fotografado, o eleitor tem coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos. Essa coleta é feita com um scanner e câmera acoplados a mini-estúdio fotográfico no local.
São cerca de 300 mil os eleitores das três zonas. O objetivo da Justiça Eleitoral paulista é recadastrar esses eleitores até 19 de dezembro.
Novo cartório
Outro avanço na estrutura da Justiça na cidade é o Cartório do Serviço Anexo das Fazendas Públicas da Comarca de Jundiaí, que durante a reforma do Fórum vai receber um imóvel na rua Senador Fonseca, 957.
O aluguel do prédio será bancado pela prefeitura, em projeto de convênio aprovado na Câmara.
Vara Federal em pauta
A implantação de varas da Justiça Federal, com possível posto anexo da Polícia Federal, continua na agenda de entidades como a OAB Jundiaí (Ordem dos Advogados do Brasil) para facilitar o acesso dos jundiaienses a essa esfera do Judiciário.
Mais notícias sobre Jundiai:
- Campanha do agasalho passa por Jundiaí na extensão Corredor Dom Pedro
- Mesmo com chuva, Bali Folia leva multidão para ver show de Ivete Sangalo em Jundiaí
- Em comemoração do Dia do Trabalhador, Parque da Cidade recebe a Esquadrilha da Fumaça
- Jundiaí: Dois menores são detidos por assalto a uma casa lotérica e tentam subornar GMs
- Corregedor-Geral do Estado de São Paulo, de Jundiaí participa da Sabatina