Incentivar a prática de atividades físicas foi o grande desafio do dia em Jundiaí
quinta-feira, 26 de maio de 2011Aos 14 anos, Giovana Rebeca dos Santos já se preocupa com a saúde. Há 9 anos ela pratica ginástica artística, no Bolão, e sabe como a atividade física faz bem ao corpo e mente. Para ela, o Dia do Desafio é uma forma de orientar a população sobre a importância da prática de exercícios.
“Não é só a questão da competitividade. É preciso pensar na saúde e criar o hábito”, diz. Segundo a jovem, a mãe também pratica exercícios e sempre a incentivou a pensar no bem estar.
O colega Matheus Augusto Umbelino, 14, que também pratica ginástica artística há 9 anos, concorda. “É importante a população experimentar atividades e continuar fazendo depois”, avaliou. Segundo ele, as irmãs Letícia, 22, Isis, 18 e Ana Paula, 16, também participaram do Dia do Desafio no guia da cidade Jundiaí.
Para o diretor da Secretaria Adjunta de Esportes, Vitório Durigati, o Difú, a mobilização não tem validade competitiva, mas sim a prática regular de atividades físicas. “Sabemos que houve um aumento da expectativa de vida em razão da escolha de hábitos mais saudáveis. E o exercício é um dos fatores fundamentais”. Segundo Difú, a meta este ano era superar o número de participantes do ano passado, que teve 82.485 adeptos.
Competição / Corrida, caminhada, natação ou qualquer outro tipo de atividade física realizada nesta quarta-feira (25), por pelo menos 15 minutos, valeram pontos para o Dia do Desafio. Em clima de competição, o movimento teve por objetivo incentivar a prática de atividades físicas regulares. Este ano, Jundiaí competiu com a cidade de Bolívar, na Venezuela.
Uma grande caminhada, que começou a ser computada à meia-noite desta quarta-feira (25), deu início às atividades. Realizada no Bolão (Ginásio Dr. Nicolino de Lucca), a mobilização contou com a participação de alunos da ESEF (Escola Superior de Educação Física). Às 9h, no pavilhão central do Parque da Uva, houve a “batalha de bolas gigantes”, que recebeu entre outros, alunos da terceira idade do grupo de ginástica corporal do Bolão. Além das atividades oficiais, a programação seguiu em todos os centros esportivos da cidade e com voluntários.
Estratégia ajudou no registro de pontos
Todas as aulas realizadas no Bolão nesta quarta-feira (25), segundo a assistente regional de esporte, Eliana Silva, tiveram 15 minutos de atenção voltada à mobilização. A estratégia ajudou no registro de pontos para a cidade.
88.625
É o número parcial de adeptos na ação de acordo com a Secretaria Adjunta de Esportes.
Crianças tiveram grande participação
As crianças tiveram grande participação no Dia do Desafio. Só no Bolão, 20 participaram de aula aberta de ginástica artística.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Jundiaí, SP
- Lojas de diferentes segmentos em Jundiaí oferecem descontos atrativos aos consumidores
- Jundiaí: Oficina de Artesanato desperta criatividade e imaginação das crianças em prol ao meio ambiente
- Jundiaí: A procura pelo Zoonoses da cidade cresceu 40% em casos relacionados a escorpiões
- Jundiaí vira cidade executiva