Homens ainda são maioria no trânsito de Jundiaí, mas mulheres conquistam espaço
segunda-feira, 25 de julho de 2011Dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população feminina já ultrapassou a masculina na cidade Jundiaí. São 190.149 mulheres contra 180.102 homens. Mas, no comando do volante, eles ainda são maioria de acordo com Fernando Bardi, delegado da Ciretran.
“Temos por volta de 270 mil condutores na cidade e 60% são homens, sendo que prevalece a faixa de 18 a 30 anos”, revela, traçando o perfil do motorista jundiaiense. No campo profissional, de acordo com Reinaldo Dias Rabelo, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Jundiaí e Região, são cerca de cinco mil motoristas na cidade – a maioria com mais de 35 anos.
A profissão está perdendo espaço para mercados em que a alta tecnologia predomina. “Antigamente, passava de geração para geração. Hoje, os jovens nem pensam em ser motorista”, comenta. Baixa remuneração, poucos benefícios e o próprio estresse de enfrentar o trânsito cada vez mais caótico em todas as regiões são fatores apontados por Reinaldo para justificar essa realidade.
Entretanto, quando a escolha profissional é motivada principalmente pela paixão por determinada atividade, os aspectos negativos se tornam irrelevantes. E nem o sexo interfere neste caso.
“Meu sonho era ser motorista e trabalhar na Viação Cometa”, revela Eliane Aparecida Tavares, 33 anos, motorista de ônibus há pouco mais de seis e que há um ano e meio conseguiu transformar o sonho de infância em realidade. “Meu irmão é motorista de ônibus e quando eu tinha uns 20 anos ele trabalhava na empresa. Todo dia, quando eu o via com o uniforme e a malinha do Cometa nas mãos, falava para mim mesma que um dia chegaria lá.”
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Homem encontra explosivos enterrados em terreno de Jundiaí
- Exame confirma caso de leptospirose em Jundiaí
- Jundiaí: Ex-dependente devolve dinheiro a pessoas que enganou nos tempos de vício
- Jundiaí: Número de prisões por tráfico sobe 60% na cidade
- Fiscalização conjunta celebra tombamento da Serra em Jundiaí