Fundação Energia e Saneamento reabre Museu da Energia em Jundiaí
quarta-feira, 14 de setembro de 2011A Fundação Energia e Saneamento, uma das mais importantes entidades nacionais para a preservação do patrimônio histórico e desenvolvimento de projetos de educação e cultura, promove neste próximo sábado, 17 de setembro, a reabertura do Museu da Energia da cidade Jundiaí.
Localizado na região central da cidade, o Museu da Energia exibe um exclusivo acervo de fotos, documentos e objetos antigos, que mostra ao visitante parte da história do desenvolvimento da energia no Estado de São Paulo.
Inaugurado em março de 2001, o museu está instalado em um imóvel construído na década de 1920 para abrigar uma subestação transformadora de energia. Ex-propriedade da Light, o edifício é uma atração pela própria arquitetura marcante, com fachada que reflete os padrões da sua época.
Fechado em maio deste ano para reparos em sua infraestrutura, o Museu da Energia de Jundiaí volta a ser mais uma opção de cultura e lazer a milhares de estudantes e pessoas interessadas em conhecer a história do setor de energia, associando esse repertório a importantes capítulos do trabalho e da economia brasileira.
Apenas em 2010, o Museu da Energia de Jundiaí recebeu aproximadamente 6,5 mil pessoas, em visitas espontâneas ou em grupos agendados, que, além de conhecer o acervo histórico, podem participar de atividades educativas, como jogos e dinâmicas relacionadas ao mundo da energia.
Serviço
Museu da Energia de Jundiaí
Local: Rua Barão de Jundiaí, 202, Centro, Jundiaí (telefone 11-4521-4997).
Funcionamento: de terça a sábado, inclusive feriados, das 10 às 17 horas.
Valor do ingresso promocional para o mês de setembro: R$ 1.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Entidade privada sem fins lucrativos, a Fundação Energia e Saneamento atua na preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio cultural dos setores de energia e saneamento. Sediada no bairro Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo, desenvolve projetos técnicos, educativos e culturais em benefício da sociedade, oferecendo serviços como: Organização e gestão de arquivos; Gerenciamento eletrônico de acervos de arquivos, bibliotecas e museus; Desenvolvimento de publicações e exposições; Implantação de museus e centros de memória; Cessão de uso de imagens e locação de espaços para eventos.
Fonte: Portal InteligeMcia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Semana do Aleitamento tem palestras gratuitas em Jundiaí
- Jundiaí: Vila Marlene vence Estrela da Ponte e é campeão de 2010
- Trem expresso vai ligar Jundiaí a São Paulo em 25 minutos
- Primeira etapa do Arena Cross será em Jundiaí neste fim de semana
- Jundiaí:380 vans escolares são vistoriadas por técnico do Inmetro