Fórum discute Educação no Terceiro Setor em Jundiaí
sexta-feira, 12 de novembro de 2010O prefeito Miguel Haddad participou nesta quinta-feira (11) em Jundiaí, da abertura do 4º Fórum Social – A Educação no Terceiro Setor, no Ciesp, organizado pela Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), entidade que atua na cidade desde 1957.
O evento, que reuniu 250 pessoas, contou ainda com as presenças de Ismar A. Procópio de Oliveira, presidente da FAACG; Rodrigo Mendes Pereira, coordenador da Comissão de Direito do Terceiro Setor OAB/SP; e os secretários Francisco Carbonari (Educação), Penha Camunhas Martins (Cultura), Maria Aparecida Rodrigues Mazzola (Semads), Juca Chaves Rodrigues (Casa Civil) e Fernando Barrios Cury (Ouvidoria).
Desde 2007, a Fundação reúne as entidades locais e organiza os fóruns sociais para discutir e, principalmente, despertar nas pessoas e na sociedade a importância e a seriedade do trabalho desenvolvido pelas participantes. “Estamos mostrando que existe profissionalização neste setor, que existe seriedade e que os empresários que colaboram, podem e devem ajudar”, explicou Patrícia Razza, diretora da FAACG.
Este 4º Fórum, intitulado “A Educação no Terceiro Setor”, pretende mostrar de que forma o terceiro setor colabora com o espaço social, contribuindo para sua nova realidade. “Esta é uma oportunidade ímpar para se discutir o tema. Educação é a mãe de todas as políticas públicas: é pela educação que reduzimos as desigualdades e as diferenças. Vamos juntos, indicar o caminho e mostrar possibilidade. Não queremos fazer assistencialismo. Estamos trabalhando para iluminar a mente das crianças e de seus pais”, destacou o presidente da FAACG.
As secretarias Maria Aparecida (Semads) e Penha (Cultura) também destacaram a importância de se discutir o tema. “A partir da educação, conseguimos aumentar a inclusão social e promover o descobrimento e desenvolvimento das potencialidades de cada um”, avaliou. Penha mencionou outros dois aspectos do evento. “O trabalho desenvolvido pela fundação há tanto tempo e a reflexão sobre o tema educação são dois aspectos relevantes que precisamos parabenizar neste evento: o tema tem que ser discutido e refletido à exaustão para que consigamos atingir a todos sem exceção”, comentou.
Carbonari, secretário da Educação, ponderou que uma política pública só consegue ser implementada, quando todos entendem os seus propósitos e a sua importância. “A Educação não é mais preocupação apenas dos educadores, o leque de discussão está se ampliando e envolvendo a sociedade e os empresários. Esta tarefa é importante, estamos caminhando para construir uma escola para o século XXI e esta escola é melhor que a que tínhamos há algum tempo. Este é um momento de esperança e merece todo o nosso respeito”, completou.
O prefeito Miguel Haddad avaliou as políticas públicas como dependentes da resposta e do engajamento da sociedade em entender e colocar em prática. “O importante nas transformações é construir uma relação conjunta com todos os envolvidos: entidades, sociedade, poder público e empresários”, disse. “A partir de eventos como este, conseguimos discutir o tema com toda a sociedade. Uma iniciativa louvável e muito saudável. Este evento é muito importante, pois vem propor o engajamento comum: só assim conseguiremos promover as mudanças necessárias”, destacou.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Mais notícias sobre Jundiai:
- A Equipe do Encontra Jundiaí deseja a todos um Feliz 2013
- Plano para o parque Linear do Rio Jundiaí terá que remover moradores
- Ladrões são presos após furto em estacionamento em Jundiaí
- Jundiaí: Bentivi faz um tributo aos Beatles no Villa Pizza Bar
- Detran bloqueia cinco autoescolas por falta de carros e motos em Jundiaí