Folclore brasileiro é atração em museu de Jundiaí
quinta-feira, 8 de agosto de 2013O folclore brasileiro é a atração deste mês de agosto no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (SP) ‘Solar do Barão’. Diversos eventos gratuitos vão marcar as comemorações do mês do folclore, celebrado dia 22 de agosto.
Na sexta-feira (9), às 20h, será realizada a abertura da exposição ‘Personagens do folclore brasileiro – Xilogravuras de Ede Galileu’ e apresentação com o Grupo Araúna. A exposição é composta por 13 obras de xilogravura (técnica usada para reproduzir gravuras na madeira), peças que começaram a ser criadas em um curso de desenho realizado na Casa da Cultura.
O artista Ede Galileu é jundiaiense e começou a desenhar inspirado pelas histórias em quadrinhos, principalmente as de super heróis. O primeiro curso de desenho que o artista fez foi na Casa da Cultura. A exposição é a primeira individual do desenhista e os trabalhos ficam expostos até o final do mês de agosto no museu.
Ainda na sexta feira (9), às 20h, o grupo Araúna faz a abertura do mês do Folclore. Formado por 10 artistas da cidade, o Araúna traz no repertório canções com instrumentos de percussão, como atabaque, congo e surdo, e a participação de instrumentos de sopro e corda: flauta, violão e viola. No repertório estão previstas músicas indígenas, ijexá, baião, jango, samba de roda, congada e coco.
No sábado (10), às 10h, a Cia Teatral Rick Kelly faz a apresentação de uma peça infantil que conta mitos e lendas do folclore brasileiro por meio de histórias de personagens como o Lobisomem, Mula sem Cabeça e Boi Tatá.
O Museu Histórico e Cultural Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-6259.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jundiai:
- Pane deixa Bombeiros sem telefone de atendimento por quatro horas em Jundiaí
- Temporal destrói parte das parreiras de uva de Jundiaí
- Polícia apreende R$ 1 milhão em carga roubada na rodovia dos Bandeirantes
- AOC já fabrica tablets em Jundiaí
- Imóvel na planta é novo mapa de investimentos na cidade de Jundiaí