Evento em Jundiaí antecipa novo SESC
sexta-feira, 4 de maio de 2012Com diversos shows a partir das 11h no calçadão da praça da Catedral e às 19h30 no Teatro Polytheama, o SESC Jundiaí antecipa um pouco da transformação que deve causar na cidade a partir do próximo verão com a abertura de sua unidade fixa.
“Dentro do sistema não se fala mais em construção, mas em obra de arte. Vai ser uma referência arquitetônica e deve abrir em dezembro ou janeiro. O evento de hoje apenas reforça que não vai ser algo apenas para os comerciários mas vai trazer benefícios também para a cidade”, afirma Edson Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista ligado ao projeto.
Ao lado do Jardim Botânico, o empreendimento da empresa de arquitetura Teuba vai ser marcado por um grande “cilindro” aberto no terraço para o lado da Serra do Japi e nas laterais por “aneis varandas” interligando áreas como a quadra esportiva, o teatro e áreas de congraçamento e oficinas.
Além desse módulo vertical, outro aparece em curva no eixo horizontal com piscinas, consultórios e outros serviços. As arquitetas Rita Alves Vaz e Christina Mello argumentam que esses eixos buscam clareza em contraponto à fragmentação atual das cidades.
A marca da unidade vai ser o cilindro vertical com corte revestido em cerâmica azul na altura das árvores.
Comunidade dá o rumo
Para Maltoni, a participação da comunidade em eventos como o Circuito Sesc de Artes, que acontece nesta quinta em Jundiaí, é um dos indicativos de demanda para a entidade.
“Há um padrão de qualidade muito elevado na rede Sesc. Os prazos em Jundiaí chegaram a ser prorrogados, mas o ritmo está muito forte e a visão dessa unidade como referência estadual é muito importante”, diz.
Para ele, resta agora apenas o momento de agendar a data exata para a inauguração, pois os trabalhos estão na reta final. Ao todo, são 20 projetos diferentes que estão sendo executados na área do Sesc Jundiaí.
PROGRAMAÇÃO
A mistura de ator e malabarista de “Marcelino em Pente Fino”, de origem argentina e direção da jundiaiense Carla Candiotto, abre o Circuito Sesc de Artes às 11h, no calçadão da praça Governador Pedro de Toledo.
A programação inclui também o grupo A Fabulosa Companhia, com suas “Histórias ao Pé do Ouvido”.
Logo depois, a intervenção em vídeos (alguns incluindo o público) de “Retrato: Substantivo Feminino” acontece ao meio dia. A surpreendente Carroça dos Mamulengos, criada no Ceará, traz para a praça “Seja Noite ou Seja Dia, Viva o Palhaço Alegria” com bonecos gigantes.
Já as origens do Carnaval de São Paulo, com direito a chapéus gigantes e dança contemporânea, estão em “Sapatos Brancos”, do Núcleo Luís Feron, previsto para as 14h.
Música
Na noite, está agendado para o teatro Polytheama a presença de Marcelo Jeneci e sua banda. Representante da nova MPB paulistana e com canção na novela “Amor, Eterno Amor”, toca às 20h. Antes, tem meia hora de cinema de animação. Toda a programação é gratuita.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Quase 400 pessoas assistiram a primeira apresentação de Elizabeth Savalla em Jundiaí
- Sinfônica faz apresentação gratuita em Jundiaí
- Jundiaí recebe Feira de Troca de Livros
- Teatro Polytheama de Jundiaí é tombado como patrimônio histórico
- Jundiaí: Até o dia 11, Ateliê Casarão recebe a 3ª Mostra 10 Dias de Arte