Empresa do grupo Coca-Cola completa neste mês 18 anos de uma trajetória bem sucedida em Jundiaí
segunda-feira, 14 de março de 2011Com 1,6 bilhões de litros de refrigerantes e sucos produzidos em 2010, a Coca-Cola Femsa sediada em Jundiaí corresponde a maior planta da companhia no Brasil. E está entre as três empresas que mais geram receita para o município.
A representatividade conquistada é resultado de uma trajetória de 18 anos – comemorados neste mês – bem sucedida na cidade.
A fábrica que chegou em Jundiaí com três linhas de produção hoje conta com 17 e já investe em uma nova linha que deve entrar em operação ainda em 2011.
“Será uma linha de pet para consumo imediato. É um investimento em alta tecnologia pensando na otimização de processos, na redução do consumo de energia e de água e, ainda, visando maior produtividade”, explica Alexandre Tortorelli, gerente da Coca-Cola Femsa em Jundiaí, lembrando que a empresa foi pioneira no desenvolvimento da embalagem pet. “Estamos sempre procurando inovar, é nossa marca.”
Neste contexto, outra ação bem sucedida foi o investimento em embalagens retornáveis, sucesso de vendas segundo o gerente. E Jundiaí conta com a maior linha de produção deste tipo de embalagem.
No quesito sustentabilidade, outra ação inovadora da Coca-Cola é a aposta em uma embalagem pet produzida com fonte renovável – as embalagens são feitas à base de resina de cana de açúcar.
Trata-se da PlantBottle, que reduz em até 25% as emissões de gás carbônico e impulsiona o setor sucroenergético no Brasil – o etanol de cana de açúcar substitui o petróleo usado como insumo para a fabricação das embalagens. Em 2010, a redução foi de cinco mil barris de petróleo.
“O mercado mudou muito nos últimos anos e estamos acompanhando isso. Hoje, as embalagens pequenas, para consumo imediato, estão em alta”, avalia Alexandre. A estratégia é estar a frente do desenvolvimento do mercado.
Mito / O mercado evoluiu e ficou no passado, por exemplo, a tradicional embalagem de vidro da Coca-Cola. Até hoje, muitas pessoas afirmam que o sabor era diferente. Mas Alexandre afirma que é o mesmo. “Estudos científicos comprovam que é o psicológico das pessoas que dá essa sensação. É porque a bebida remete a uma época boa de suas vidas”, diz.
Distribuição /A Coca-Cola Femsa de Jundiaí – são quatro plantas no Brasil – atinge 26 milhões de consumidores. “Entregamos para todo o mercado da capital, interior do Estado e litoral paulista”, diz Alexandre.
Expansão de mercado
Líder no segmento de bebidas, a Coca-Cola Femsa deve entrar em um novo mercado ainda neste ano – o cafeeiro. Segundo Alexandre, estudos de viabilidade estão em andamento, bem como a elaboração do plano de negócios.
30
Milhões de mudas nativas serão plantadas pela Coca-Cola Femsa na Serra do Japi até 2018. Trata-se de um projeto de longo prazo iniciado em 2008.
Geração de emprego
Três mil vagas de trabalho diretos e indiretos é o que representa a Coca-Cola Femsa para o mercado de emprego na cidade.
A Coca-Cola não ‘rouba’ água da Serra do Japi
De acordo com Alexandre Tortorelli, gerente da Coca-Cola Femsa na cidade, a água utilizada pela empresa para a produção dos refrigerantes provém da DAE/SA. Há 18 anos, a escolha do município para a instalação da fábrica gerou boatos de que o interesse seria pelas águas da Serra do Japi.
“Essa possibilidade sequer foi questionada”, afirma Alexandre, contando que a empresa tem uma estação própria de tratamento de água. “Devolvemos para o município uma água mais limpa do que recebemos.”
Por mês são utilizados 180 milhões de litros de água pela companhia, que em 2008 conquistou o Troféu Planeta – reconhecimento a nível mundial pelo uso da menor quantidade possível de água para cada litro de bebida.
De acordo com o gerente em Jundiaí há uma regra que permite o uso de, no máximo, dois litros de água para cada litro de bebida produzida. O controle é rígido. “Nós usamos somente 1,4 litros de água para cada litro de bebida. Número recorde entre todas as unidades da Femsa e da The Coca-Cola Company”, esclarece Alexandre.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí: Restart lota pavilhão e agita noite no Parque da Uva; Maria Gadu canta hoje
- Jovens com Síndrome de Down ajudam na Festa Italiana de Jundiaí
- ‘Pacote’ com nomes de ruas emocionam familiares e amigos de homenageados em Jundiaí
- Canteiro de obras de 50 milhões por toda Jundiaí
- Teatro Polytheama realiza Festival de Férias em Jundiaí