Daesp fiscaliza ruídos em aeroportos de Sorocaba e Jundiaí
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013O Daesp – Departamento Aeroviário de São Paulo – vai fiscalizar o nível de ruídos em aeroportos do estado. Entre os terminais fiscalizados, estão os aeroportos de Sorocaba e Jundiaí (SP).
Conforme a resolução da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil -, foi criada uma comissão para monitorar os níveis de ruídos no entorno dos aeroportos. Os técnicos irão mapear toda a área e fazer relatórios, que serão encaminhados para a Anac. O mapeamento vai orientar as ações do Daesp e das prefeituras para reduzir o barulho.
Em Jundiaí, por exemplo, há vários bairros próximos ao aeroporto. Construído há cerca de 7 km do centro da cidade, o terminal gera reclamações de moradores dos bairros Jardim Ermida e Gramadão, que sofrem com o barulho das aeronaves.
Com a fiscalização do Daesp, depois de constatado o problema, o aeroporto pode ter que reduzir manobras de alta potência dos motores, ou até ter restrição nos horários de pousos e decolagens. Também devem passar pela fiscalização os aeroportos de Ribeirão Preto e Campo dos Amarais, na cidade de Campinas.
Fonte: G1