Cinco mil fiéis festejam o novo bispo de Jundiaí
segunda-feira, 5 de março de 2012Milhares de pessoas acompanharam no domingo (4) nas arquibancas, pela tevê ou pela internet a nomeação oficial do padre Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias como bispo, na cidade de Jundiaí. E o ritual foi grandioso no Ginásio Municipal de Esportes, o Bolão.
“Tivemos dois meses de ensaios com cantores de diversas cidades”, afirma Chico Ferreira da Silva, um dos responsáveis pelo coral de 100 vozes que foi um dos destaques do evento, metade já com experiência em recepção de papas.
Além dos símbolos da tradição religiosa da cidade, como a escultura da Sagrada Família em uma das raras aparições fora da Catedral, o bispo diocesano Dom Vicente Costa recebeu mais de 20 bispos, entre eles o primaz da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Scherer.
“Foi uma surpresa para todos nós. Eu já tinha visto um evento desses, mas está muito bonito”, afirma a cursilhista Jeanette Costa de Freitas, 31. Sua filha de quatro anos também parecia encantada com o evento.
Apesar da duração de quase três horas e do calor da tarde, o público deu sinais de cansaço apenas no final, assim como autoridades presentes. Na homília, Dom Vicente abordou a transfiguração de Jesus antes da entrada em Jerusalém e o significado disso sobre os sacrifícios da vida.
Com uma série de atitudes rituais como a prostração no solo, a imposição das mãos de vários bispos e a entrega das insígnias (anel, mitra e báculo), Dom Joaquim Wladimir chorou de emoção no final. Ele será bispo auxiliar em Vitória (ES), mas o público diz que deixa saudades em Jundiaí. Outros bispos com origem local, como Dom Joaquim Carreira, Dom Gil Moreira e Dom Oswaldo Giuntini, vieram.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Pedro Bigardi (PCdoB) é eleito prefeito em Jundiaí
- Criminosos sequestram motorista e roubam caminhão em Jundiaí
- Greve para 40 por cento dos bancários de Jundiaí
- Comerciantes com medo da violência vão à Câmara de Jundiaí pedir uma base policial no Centro
- Programa ajuda fumantes a largarem o vício do cigarro em Jundiaí