Canteiro de obras de 50 milhões por toda Jundiaí
quinta-feira, 14 de junho de 2012O faturamento do comerciante Marcos de Marques nos primeiros 40 dias de funcionamento de sua loja de roupas na rua José do Patrocínio, na Vila Arens, não tem correspondido às expectativas. A localização é boa, mas obras viárias e de construção do Parque Guapeva na região dificultam o acesso tanto de motoristas quanto de pedestres, pois quase não há mais calçada na via.
Com visão estratégica, entretanto, Marcos afirma que está apostando no futuro. “Quando o parque estiver pronto serei compensado, teremos uma boa clientela porque o local vai atrair gente de toda a cidade e região”, diz, convicto.
As obras na Vila Arens prometem não apenas entregar um novo espaço verde à população como desafogar o trânsito no entorno. E não são as únicas com este propósito na cidade.
Há melhorias sendo feitas na avenida Professor Pedro Clarismundo Fornari, na Vila Marlene, no entorno do Maxi Shopping e em diversos pontos da avenida Antonio Frederico Ozanan – na altura da Vila Graff está sendo construído um novo acesso ligando a Ponte São João ao Centro e perto da saída para a Vila Nambi a via está sendo duplicada para ligar a marginal do Rio Jundiaí com a avenida dos Imigrantes Italianos.
Mas Nilson José de Almeida, morador da Vila Graff, não tem certeza se o trânsito realmente ficará melhor. “Espero que sim, pois estamos sofrendo com as obras na porta do imóvel”, afirma.
De acordo com o secretário de Obras, Sinésio Scarabello Filho, essas intervenções, sozinhas, não representam solução para o problema viário. Mas são parte importante de um conjunto de ações que ainda envolve investimentos no transporte público e adequações do Plano Diretor do município, por exemplo.
“Ao longo dos anos várias obras são feitas com objetivo de melhorar a mobilidade. Mas não dá para resolver a questão assim”, explica, argumentando que a realidade do trânsito não é preocupante só em Jundiaí. “Hoje, o fator mais impactante no meio urbano é o automóvel, mas as pessoas ainda não assimilaram isso”, conclui.
Projeto finalizado
No Jardim Florestal, há duas semanas foram concluídas as obras de implantação de galerias e pavimentação. O valor investido foi de R$ 3 milhões e deixou moradores como Nilson Rodrigues Brito bastante satisfeitos.
“Sofremos por mais de um ano com as obras, mas o resultado compensa. Antes, se passava um caminhão na avenida a casa tremia. Agora isso não ocorre mais”, diz comemorando o resultado para seu estabelecimento comercial. “E agora o movimento voltou ao normal”.
50 milhões é a soma dos investimentos em obras da Vila Marlene, Jardim Florestal, Vila Graff e ao longo da avenida Antonio Frederico Ozanan.
Fonte: Rede Bom Dia