BO pode melhorar segurança em Jundiaí
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013Só com o B.O. (Boletim de Ocorrência) a polícia diz poder melhorar a segurança em Jundiaí. A razão é simples: ele serve de indicativo para que região ela deve focar, que tipo de crime tem de ser combatido e como prevenir novos casos. Por isso, se você é vítima de algum crime, registre-o.
“Nós só vamos saber que aquela determinada área está sendo alvo de criminosos quando a população registrar as queixas”, explicou o delegado Paulo Sérgio Martins, responsável pelo 1º Distrito Policial e titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais).
Jundiaí tem sete distritos policiais, e cada um é responsável por investigar uma determinada área – veja o mapa. Além dos distritos, a cidade conta com três delegacias especializadas, a própria DIG, que fica responsável por todos os crimes de autoria desconhecida; a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), responsável por casos que envolvam o tráfico; e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), que investiga abusos sexuais, agressões e outros contra mulheres, crianças e idosos.
Segundo Paulo Sérgio, que também é vereador, todos os dados registrados em todas as delegacias são repassados para o sistema da polícia, chamado RDO (Registro Digital de Ocorrência). “Quando digitamos o nome de uma rua, é possível identificar quantas ocorrências e quais delas foram registradas”, explica.
Eletrônico
Além do registro nas delegacias na cidade de Jundiaí, há o serviço on-line (www.ssp.sp.gov.br/bo) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, pelo qual é possível registrar casos de ameaça, injúria, calúnia, difamação, acidente de trânsito sem vítima, furto de veículo, desaparecimento de pessoas, furto e perda de documentos, de celular, de placa de veículo, e encontro de pessoas desaparecidas.
Fonte: Rede Bom Dia