Bancos de Leite de Sorocaba e Jundiaí pedem doação
sexta-feira, 5 de julho de 2013As mães que estão amamentando podem ajudar a alimentar outros bebês de toda a região de Sorocaba e Jundiaí. Muitas crianças recém-nascidas precisam de leite materno e, nesta época de frio e férias, as doações de leite materno diminuem bastante. Quem trabalha diretamente com os bebês nas maternidades possuem a triste tarefa de escolher quem vai receber o leite que ainda existe no estoque.
A situação do estoque é crítica e a demanda é grande. As geladeiras do Banco de Leite Humano do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) estão com menos da metade da capacidade. A quantidade de leite materno armazenada está longe da ideal. “Nós temos capacidade para 60 litros, mas nosso estoque está com 27 litros de leite”, conta Marlene Costa Martins, supervisora do serviço de Obstetricia do CHS.
Cada recém-nascido consome, em média, de dois a três litros de leite materno por dia, como explica Marlene. O banco de leite de Sorocaba atende atualmente 25 bebês que precisam desse alimento. Sem leite suficiente no estoque, muitos bebês que precisam do leite materno deixam de receber esse alimento. “Nós precisamos priorizar os recém-nascidos que necessitam mais, e mesmo assim, muitas vezes é preciso intercalar esse leite com outros tipos prescritos pelos médicos”, comenta Marlene.
As doações recebidas são levadas para uma sala onde o leite passa por um processo de pasteurização para eliminar microorganismos, mas todos os nutrientes são mantidos. Quando a mãe doadora não pode ir a um local de doação, como um hospital, os funcionários do banco de leite vai até ela.
Em Sorocaba, as mães que quiserem fazer doações devem ligar para o banco de leite que funciona no Conjunto Hospitalar. O telefone é (15) 3332-9100, ramal 9380. Elas vão receber orientações e uma equipe fará a retirada do leite na casa da doadora.
Em Jundiaí, há em torno de 30 litros no banco de leite, que está priorizando a entrega para os bebês prematuros e com pouco peso internados nos hospitais. Quem quiser doar para o a unidade de Jundiaí deve entrar em contato pelo telefone 0800 17 81 55 ou ir até a avenida Henrique Andrés, 547, na Vila Municipal.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí: Geração de emprego mensal cai ao nível mais baixo desde novembro
- Qualidade de vida faz trabalhador fugir para Jundiaí na hora de escolher a casa própria
- Unesp Jundiaí divulga a segunda chamada de aprovados no vestibular 2012
- Jundiaí: Em menos de três meses, 805 motoristas têm habilitação cassada por excesso de multas
- Criminosos sequestram motorista e roubam caminhão em Jundiaí