Anac registra aumento de acidentes aéreos na região de Jundiaí
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013Um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil mostra que em 2012 o número de acidentes com aviões no Brasil aumentou 14%: de 151 acidentes em 2011, o número passou para 173.
O crescimento da frota e pouca fiscalização no céu são apontados como possíveis causas desse aumento.
Só em 2012, foram três acidentes envolvendo aviões no aeroporto de Jundiaí (SP). No começo do ano passado, um piloto teve que fazer um pouso de emergência em um colégio próximo ao aeroporto. Ele e outros dois passageiros que estavam na aeronave não ficaram feridos.
Três dias depois, no dia 7 de fevereiro, um avião de pequeno porte tombou na pista do aeroclube, mas ninguém se feriu. Meses depois, em abril, outro acidente. Um piloto morreu na queda de um bimotor que tinha acabado de decolar.
A mesma pesquisa da Anac apontou também um crescimento no número de aeronaves no Brasil, quando foram registrados, em 2012, 1.059 aeronaves que entraram em operação. Isso também fez o número de pousos e decolagens ficar maior, 12% a mais do que em 2011.
Rui Aquino, diretor de uma empresa de táxi aéreo, acredita que a expansão do setor não pode ser encarada com uma desculpa para o aumento no número de acidentes.
Em uma escola de aviação civil, em Jundiaí, uma das maiores da América Latina, só em 2012 foram mais de 55 mil horas de vôos simulados e reais e cerca de 500 habilitações iniciais foram entregues a alunos.
Rodrigo Carrão, chefe de instrução de vôo, diz que nos últimos anos, a formação de pilotos tem se tornado cada vez mais rígida e melhor. Por isso, esse aumento no número de acidentes pode estar mais relacionado à falta de fiscalização do que ao preparo de quem comanda a aeronave.
Apesar do aumento nos acidentes, tanto o chefe de instrução de vôo, quanto o diretor da empresa de táxi aéreo, acreditam que o avião continua sendo o meio de transporte mais seguro na cidade de Jundiaí.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jundiai:
- Jundiaí: Moradores do Jardim Tamoio estão em alerta com possíveis desmoronamentos
- Jundiaí: Jovem internada quase faz cirurgia e recebe alta sem saber seu diagnóstico
- Jundiaí: Definição do número de vereadores é uma das discussões da Câmara Municipal
- Jundiaí: Vendas de água mineral crescem 15% com galão que traz validade
- IPTU à vista pode ter desconto de até 10% em Jundiaí, SP