Aglomeração Urbana de Jundiaí é aprovada
sexta-feira, 19 de agosto de 2011Após muitas expectativas foi aprovada a Aglomeração Urbana guia de Jundiaí, a primeira do Estado de São Paulo
Ary Fossen: uma grande conquista para as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana.A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei Complementar 13/2011, de autoria do governador do Estado, Geraldo Alckmin, que cria Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).
O deputado estadual Ary Fossen (PSDB) apresentou o projeto em suas duas primeiras legislaturas (1999-2002 e 2003-2004) que devido sua amplitude após estudos da EMPLASA (Empresa Paulista de Planejamento, Metropolitano), ficou diagnosticado que envio à Assembleia teria de ser pelo Executivo estadual. De acordo com o deputado, essa é a oficialização de um projeto de bem comum entre as cidades envolvidas: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.
O deputado destaca que Jundiaí atende todos os municípios vizinhos, tornando-se um polo regional. “Antes, pertencíamos à região administrativa de Campinas e, hoje, caminhamos praticamente com as próprias pernas. Os investimentos realizados nas gestões dos prefeitos André Benassi, Miguel Haddad e na minha gestão, impulsionaram a criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí, a primeira do Estado de São Paulo. Inclusive, soma-se a implantação da Região Metropolitana de São Paulo, que reúne 39 municípios.”, disse o deputado da região de Jundiaí. Ainda de acordo com o Ary Fossen, a implantação da primeira faculdade de ensino gratuito de Jundiaí, a FATEC, além do Poupatempo, Projeto Guri, construção do Complexo Viário Xisto Cereser (trevo de Itu), entre outros que foram batalhados pelo deputado, favoreceram a necessidade da criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí.
Os primeiros passos desse Projeto de Lei tiveram início quando Ary Fossen ainda era vice de Miguel Haddad durante reuniões de trabalho. “Com o amadurecimento das ideias que surgiram neste período, quando eleito pela primeira vez para deputado estadual, formatei a proposta de Projeto, apresentada em 2001. Em 2003 apresentei novamente e depois quando fui eleito prefeito, o trabalho no legislativo foi realizado por outros parlamentares. No entanto, com o estudo da Emplasa, ficou diagnosticado que o PLC teria de ser apresentado pelo Executivo. Desta forma, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviou para a Assembleia e após percorrer os trâmites dentro da Casa, foi votado em Plenário. É um conquista para dos os cidadãos das cidades que formam a Aglomeração Urbana de Jundiaí”, disse.
Barros Munhoz
O presidente da Assembleia, deputado estadual Barros Munhoz (PSDB), agradeceu todas as bancadas sobre a aprovação do PLC da Aglomeração Urbana de Jundiaí e sobre o trabalho do deputado Ary Fossen e demais parlamentares que atuaram na elaboração do projeto. “Ary Fossen é um político a altura de Jundiaí e região”, ressaltou.
Fonte: Jornal de Itupeva
Mais notícias sobre Jundiai:
- Derico Sciotti, saxofonista do Programa do Jô, faz show gratuito em Jundiaí no dia 8 de março
- Siemens abre 150 oportunidades para estágio em Jundiaí
- Ajudante é encontrado morto perto da favela Meias Aço em Jundiaí
- Steve Jobs pode virar nome de rua em Jundiaí
- Laje de casa cai e acerta pedreiro em Jundiaí