Creches de Jundiaí, SP, descumprem a lei e fecham durante as férias
terça-feira, 3 de janeiro de 2012No ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que as creches da cidade Jundiaí, interior do estado, permanecessem abertas mesmo durante o período de férias escolares. Mas, contrariando a lei, apenas 18 das 30 unidades do município estão funcionando este mês, conforme a reportagem do Tem Notícias.
O pedido de abertura, feito à Justiça pela Defensoria Pública, alegava que a maior parte dos pais não tira férias nessa época do ano e, portanto, precisa que os filhos fiquem em creches. Para Edilaine Borges, balconista, as creches abertas são sinal de emprego garantido. “Se estivessem fechadas, eu não poderia trabalhar, teria que ficar em casa”, afirma.
De acordo com o secretário de educação de Jundiaí, Francisco Carbonari, na segunda-feira (2), primeiro dia útil do ano, apenas 200 pais levaram os filhos para as creches. “Em uma das creches, por exemplo, 15 funcionários ficaram à disposição dos alunos, mas somente cinco das 105 crianças compareceram”, relatou. No total, as 30 unidades atendem cerca de 4 mil crianças.
A defensora pública Nádia Tafarello, que protocolou a ação que pedia a abertura das creches em janeiro, concorda que nem todos os funcionários precisam trabalhar, mas afirma que todas as unidades devem estar abertas. “É uma ordem judicial emanada pelo Tribunal de Justiça. É até assustador o fato do Poder Executivo não estar cumprindo”, diz. Ela afirmou que vai levar o caso ao conhecimento do TJ.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Jundiai:
- Preços nos supermercados de Jundiaí disparam outra vez
- Ladrões roubam 15 mil litros de gasolina de caminhão em Jundiaí, SP
- Minorias esperam lotar a Parada Gay de Jundiaí
- Festa Italiana de Jundiaí atraiu 30 mil pessoas no último fim de semana
- Fiscalização conjunta celebra tombamento da Serra em Jundiaí