Bombeiros, GM e PM de Jundiaí foram mobilizados em busca
quinta-feira, 13 de outubro de 2011O sumiço dos jovens Natan Cabral Pociano de Souza e Reinaldo Barreto de Oliveira Cruz mobilizou homens do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira. As buscas foram feitas anteontem em toda a região do Jardim das Tulipas, bairro onde residiam os jovens, continuaram durante a tarde e foram interrompidas no começo da noite.
A família de Natan registrou boletim de ocorrência de ‘desaparecimento de pessoa’ depois das 19h30 do dia 10. A mãe dele informou que os garotos saíram de casa juntos, por volta das 11h. Natan estaria de camiseta branca e shorts azul, e Reinaldo, de camiseta preta, bermuda jeans, boné branco e chinelos de dedo.
De acordo com o sargento Rodrigues, dos Bombeiros, foram feitas incursões iniciais em matagais e lagos – cerca de 10 – do Jardim das Tulipas, na Marginal do Rio guia de Jundiaí e nas imediações do Jardim Novo Horizonte. “Em uma das lagoas, é costumeira a presença de pescadores. Vários foram indagados, mas ninguém viu nada”, comentou o policial.
Em seguida, as ações foram concentradas nas margens do lago que fará parte do Parque Botânico, atualmente em obras, na Avenida Adelino Martins, onde uma testemunha teria visto os jovens, no dia anterior, supostamente se refrescando. No começo da tarde, Bombeiros receberam auxílio da Divisão Florestal e do Canil da Guarda Municipal, sob o comando do inspetor Alceu Marestoni, e de uma viatura da Polícia Militar.
Por volta das 16h, as buscas passaram a ser feitas em um matagal existente nas imediações da rua Armando Malite, no Tulipas, por onde passa um córrego, e foram coordenadas pelo tenente Armando, dos Bombeiros, que dividiu os homens em grupos menores, para uma melhor abrangência da área.
Jovens desaparecidos desde 2ª são encontrados mortos no Rio Jundiaí
Os amigos Natan de Souza, 12 anos, e Reinaldo Cruz, 13, foram achados pelo parente de um deles
Sargento Rodrigues e o cabo Leandro, do 19º Grupamento dos Bombeiros de Jundiaí, resgataram – às 11h30 de ontem – os corpos dos amigos Natan Cabral Pociano de Souza, 12 anos, e Reinaldo Barreto de Oliveira Cruz, 13. Os adolescentes estavam desaparecidos desde a hora do almoço da última segunda-feira e vinham sendo procurados não só pela Corporação, mas por voluntários, parentes e amigos das famílias.
Os corpos foram vistos boiando no Rio Jundiaí, de bruços, perto de uma área industrial do Jardim Tulipas. Ambos estavam só de cueca. A Polícia Técnica esteve no local, através dos peritos Magyar e Marcelo. Os cadáveres estavam bastante inchados e, de acordo com o tenente Julião, dos Bombeiros, que comandou o resgate, nenhum deles tinha marcas aparentes de violência.
Ainda não se sabe a causa da morte de Natan e Reinaldo. Os corpos serão periciados e um laudo será finalizado nos próximos dias. A polícia transferiu os cadáveres para o Instituto Médico Legal (IML) de Jundiaí e, em seguida, os mesmos foram liberados para a família providenciar o sepultamento.
Alarmes falsos
O tenente Julião disse que as buscas pelos amigos desaparecidos tiveram início na manhã de anteontem. “Quem encontrou os corpos foi o tio de Reinaldo”, informou o bombeiro.
Ele lembrou ainda que parentes e amigos receberam dois comunicados de que os menores foram encontrados, mas não passaram de alarmes falsos. “Voluntários também ajudaram nas buscas, feitas não só no Tulipas mas nas proximidades da casa da avó de um deles, no Caxambu”.
O metalúrgico Rosendo Rodrigues, 47, amigo de Natal (pai do garoto mais velho), contou que integrou um dos grupos que foi atrás dos adolescentes e também citou os avisos sobre o paradeiro da dupla. “No Jundiaí-Mirim, disseram que duas crianças com as características físicas de Natan e Reinaldo foram vistas, porém um familiar esteve no bairro e viu que não eram os meninos”, continuou Rosendo.
No Dia das Crianças
No Varjão, os parentes foram avisados de um corpo encontrado nesta terça-feira, mas a informação não procedeu. “Pena que os jovens tiveram este fim trágico e foram encontrados justamente no Dia das Crianças. Nem preciso dizer que os pais dos meninos estão arrasados. Eu estou chocado com o que ocorreu”, completou o metalúrgico.
Fonte: Jornal de Itupeva
Nossa q “baque” pra familia deles. Nossa!!! Eu conhecia os dois, eram meus amigos, o Natan morava ao lado da casa da minha tia! Mais dois amigos que se vão, aonde sera que esse mundo vai parar?