Jundiaí: Previsão da Sabesp de operar a Estação de Tratamento de Esgoto é para 2013
segunda-feira, 11 de julho de 2011A tão sonhada despoluição do rio Jundiaí terá de esperar mais alguns meses. A previsão inicial de entregar as obras da Estação Integrada de Tratamento de Esgoto (ETE) de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista mantém para final de 2012, porém a operação para despoluir o rio ficará para junho de 2013.
Desde que foi anunciada as obras da ETE de Várzea e Campo Limpo, o prazo de entrega foi alterado em duas oportunidades. A primeira em 2008, antes da assinatura do convênio, quando a previsão era concluir em 2011 e, a segunda, ocorre desta vez, quando a data inicial de operação era para fim do próximo ano.
O gerente regional da Sabesp de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, André Sotero, informou que o prazo de entrega das obras está mantido para o fim do próximo ano, mas a empresa vencedora da licitação, a “Água Limpa Paulista”, terá seis meses de pré-operação assistida pela Sabesp. “Esta pré-operação está no contrato e é um procedimento normal, onde são testados todos os sistemas antes de iniciar a operação”, disse.
OBRAS /As obras da ETE de Campo Limpo e Várzea estão sendo realizadas na marginal esquerda do rio Jundiaí, na divisa com Jundiaí. No local está sendo construído a unidade operacional para o tratamento do esgoto.
As obras também incluem a instalação de emissários de esgoto, responsáveis pela coleta dos dejetos pelos coletores, que estão sendo instalados em diversos bairros dos respectivos municípios. “Nossa estação elevatória de esgoto terá capacidade para coletar 500 litros por segundo. É uma obra de grande expressão, uma das maiores dos municípios”, afirmou.
PACIÊNCIA /A instalação dos coletores tronco estão ocorrendo por diversos pontos de Campo Limpo e Várzea, atingindo diretamente os moradores. Mas, a Sabesp pede paciência para a população nesta fase, que é de extrema importância.
Empresa tem 30 meses para conclusão
O contrato para a construção da ETE de Campo Limpo e Várzea foi assinado pelo então governador do Estado, José Serra, em junho de 2009, com o prazo de 30 meses para entrega.
Primeira bacia despoluída do Estado
Assim que esta obra for concluída, a previsão é que a bacia do rio Jundiaí seja a primeira do Estado a ser despoluída. O rio também passa por mais quatro municípios.
112 milhões
Valor total da ETE
Fonte: Rede Bom Dia