Obra de ponte na marginal do Rio Jundiaí custará R$ 1 milhão a mais do que previsto
terça-feira, 21 de junho de 2011A construção da ponte localizada próximo à CPFL, na marginal do rio Jundiaí, perto da divisa com Várzea Paulista, custará cerca de R$ 1 milhão a mais que o previsto no orçamento inicial.
Segundo a prefeitura, a obra, que começou no início do ano passado, está parada desde agosto porque foi detectado um problema no solo, que poderia comprometer sua estabilidade futuramente.
Agora, ela deverá receber intervenções para melhorar as condições geotécnicas do solo, cujo processo está em fase de licitação, e só então a ponte poderá ser concluída. A obra estava orçada inicialmente em R$ 1,3 milhão.
A construção da ponte é uma alternativa para desafogar o tráfego de veículos que desejam entrar sentido às empresas localizadas na marginal direita. “Nos horários de pico, é uma confusão de ônibus e carros querendo entrar e sair do local”, disse a assistente comercial Rosângela de Moura Almeida, 29 anos, moradora na Vila Nambi.
Ela reclama ainda da enorme fila de veículos, às margens da via, para fazer o contorno que dá acesso ao bairro.
Para o motorista de ônibus Cícero Damião, que faz o transporte de funcionários de uma empresa às margens da via, no tempo que se perde dando a volta no bairro para entrar na empresa, faria o retorno na ponte.
“Nos horários de pico, perdemos aproximadamente 15 minutos para fazer o mesmo percurso, tanto para quem chega quanto para quem sai”, afirmou Cícero.
Na marginal direita, o trecho que compreende a ponte está prejudicado devido ao comprometimento de metade da pista, cujo asfalto está destruído. Cavaletes fazem a sinalização da via, que se afunila, também formando fila em horários de pico.
Marginal do rio Jundiaí terá ainda outras duas ligações
Junto à marginal estão sendo construídas outras duas pontes: uma vai ligar o lado esquerdo da avenida Frederico Ozanan à rua Américo Bruno, até a avenida dos Imigrantes Italianos. Orçada em R$ 2 milhões, as obras começaram em fevereiro deste ano e devem ser concluídas no segundo semestre.
A outra, ainda na Frederico Ozanan, junto ao prédio da antiga Pozzani, fará a ligação da região central com a Ponte São João, com passagem sob a linha férrea. Esta ponte está dentro da primeira fase desta ligação e envolve a duplicação da avenida Aléssio Zomignani, com orçamento total de R$ 5,1 milhões. A conclusão está prevista para o início do próximo ano.
Retorno em Várzea causa risco de acidentes
Em Várzea Paulista, o retorno em frente ao antigo Alvorada é perigoso. A sinalização instalada recentemente confunde motoristas e causa risco de acidentes.
Isso porque quem trafega no sentido Jundiaí, para voltar à Várzea, entra na mesma mão de direção de quem vem em sentido contrário, já que a outra mão é preferencial.
Em nota a prefeitura de Várzea informou que atualmente a conversão para quem sai do Posto Automotivo 1500 e volta para o sentido contrário é permitida, devido ao anseio dos motoristas que costumam trafegar pela via, que preferem utilizar o acesso da ponte em questão ao invés de percorrer um trecho mais extenso para efetuar o retorno. Porém, a Secretaria de Trânsito constatou possíveis riscos no local e já está estudando uma forma de viabilizar a conversão em outro ponto.
Fonte: Rede Bom Dia
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