Jundiaí já retirou 110 milhões de sacolinhas de plástico de seu aterro sanitário
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011A campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, segundo números da Apas (Associação Paulista de Supermercados), já retirou 400 toneladas de plásticos do aterro sanitário, o que representa cerca de 110 milhões de sacolinhas, desde 30 de agosto do ano passado. Estes números correspondem a 22 milhões de sacolinhas ou 80 toneladas de plástico/mês. A Apas é a promotora da campanha que tem o apoio da Prefeitura de Jundiaí.
Com o objetivo de substituir as sacolas plásticas, a Apas adotou alternativas para os consumidores: sacolas biodegradáveis, feitas de amido de milho, que são vendidas ao preço único de R$ 0,19 a unidade, sacolas retornáveis, que são feitas de TNT, Tecido Não Tecido, que custam R$ 1,85 a unidade, ou ainda caixas de papelão, oferecidas gratuitamente aos consumidores.
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente já vem negociando com outros segmentos do comércio. As padarias e os feirantes estão próximos de um acordo com a Prefeitura de Jundiaí para usar as sacolinhas biodegradáveis. Algumas padarias, segundo levantamentos feitos pela Secretaria, já utilizam as novas sacolinhas.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Unesp Jundiaí divulga a segunda chamada de aprovados no vestibular 2012
- Shoppings "explodem" em Campinas, Jundiaí e São Carlos
- Fatec de Jundiaí divulga resultado de isenção e redução da taxa do Vestibular
- Polícia Militar prende quadrilha especializada em roubo de cargas em Jundiaí
- Motorista fica detido por não ter dinheiro para a fiança em Jundiaí