Festa do Divino é tema de exposição musical em Jundiaí
terça-feira, 5 de novembro de 2013Os recém-completados 72 anos da artista plástica Maria Lúcia Panizza estão sendo comemorados na cidade com a realização de uma nova paixão: a Festa do Divino.
A exposição da artista, que está no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão até o dia 23 de novembro, exalta a relação da artista com a festa a partir de uma pesquisa feita ainda na especialização em aquarelas. Foi como ter se apaixonado.
“É uma celebração de fé e alegria”, exalta Maria Lúcia. “Acho que eu posso passar para as pessoas um pouco da beleza da festa e motivá-las a conhecer.”
Extrapolando os limites da pesquisa, a artista foi até São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, onde pode ampliar ainda mais os conhecimentos e se aprofundar na riqueza cultural do evento. “Eles se sentem integrados e incorporam os personagens”, conta. “A exposição é uma pista para levar as pessoas até a festa.”
Lado acadêmico
Para deixar ainda mais completa a exposição, além dos vídeos e da exposição de fotos feitas pelo marido de Maria Lúcia, José Pedro Panizza, a artista convidou a antropóloga Adriana de Oliveira Silva para apresentar seu trabalho de mestrado na USP sobre a Festa de São Luiz do Paraitinga. A apresentação será no dia 6 de novembro às 20h, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão.
“A palestra dá um arremate na exposição”, completa Maria Lúcia. “É um evento muito completo. Existe um sincretismo, onde o sagrado divide espaço com o popular. Não com o profano, mas com o popular mesmo.”
Maria Lúcia Panizza se dedicou totalmente às artes plásticas após se aposentar como professora, ofício que exerceu por trinta anos, desde 1987, em Jundiaí.
SERVIÇOS
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.
Mais notícias sobre Jundiai:
- Homenagem a Steve Jobs, rua de terra em Jundiaí é esburacada
- AOC já fabrica tablets em Jundiaí
- Pane deixa Bombeiros sem telefone de atendimento por quatro horas em Jundiaí
- Jundiaí: Cidade prepara mais um mutirão e força tarefa para a ação "Xô Dengue"
- Semana do Músico mostra a força de Jundiaí na produção de novos talentos