Pane deixa Bombeiros sem telefone de atendimento por quatro horas em Jundiaí
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011O Corpo de Bombeiros de Jundiaí ficou sem o seu telefone de atendimento de emergência, 193, por quatro horas, segunda-feira (03), durante o forte período de chuvas que atingiu a cidade e teve que dar queixa na polícia contra a Telefônica, que não teria feito o reparo a tempo.
O problema só não foi pior porque a equipe conseguiu continuar a socorrer os casos necessários graças ao SIOPM (Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar), lançado no último dia 23 em Cidade Jundiaí.
Em dias críticos de chuva, os bombeiros chegam a atender até 600 ligações, média de 25 por hora. Ou seja, no período que ficou sem o telefone, cerca de cem ligações teriam deixado de ser atendidas.
Ação rápida / Às 20h, o cabo responsável por receber as chamadas percebeu que a linha estava muda.
Segundo o capitão, Eli Tavares, responsável pelas operações, imediatamente o problema foi comunicado PM, que atende pelo 190, e ao Samu, que atende pelo 192. “Assim, os casos das pessoas que, ao não conseguir nos chamar, os procuravam, podiam ser retransmitidos por eles à nós pela internet”.
Em seguida os bombeiros ligaram para a Telefônica informando o problema e pedindo urgência no reparo da linha.
A promessa da empresa foi conserto em duas horas, como não foi solucionado, o tenente Guerra foi ao plantão policial para abrir um boletim de ocorrência contra a empresa para preservação de direitos.
“Este é um procedimento padrão da corporação, para que não nos culpem por um eventual problema causado pela falta da linha”, disse o capitão.
SIOPM/ O novo sistema, que está em fase de implantação, é a nova arma do Corpo de Bombeiros para cobrir falhas como esta da e para os casos em que, ao ligar de um celular, a ligação caia no atendimento de outras cidades com o mesmo código.
Segundo Eli Tavares, o SIOPM, que é integrado com a Polícia Militar e Rodoviária, permite que ligações atendidas fora da cidade de vítimas daqui, ou por outros órgãos integrados à rede, apareça em tempo real, para a equipe de despachos de viaturas de Jundiaí.
“A informação da ocorrência chega completa e quem está transmitindo consegue ver quais as viaturas disponíveis, a foto dos bombeiros em cada uma e até sua qualificação, com os cursos que já fez”, disse.
Segundo o capitão o plano é estender este sistema à GM e ao Samu, para que a integração seja ainda maior. Ele explica que a amplitude dele permite ainda saber quanto a viatura rodou, onde ela está, quanto tempo demorou para chegar até a ocorrência. “Foi assim que recebemos a chamada de um resgate, ontem [segunda (03)], quando o telefone não funcionava”.
telefônica/ A telefônica apenas informou que o problema ocorrido com os bombeiros foi devido a uma anormalidade externa na rede.
Chove o dobro que a média de 2010
O DAE Jundiaí afirma que, apesar das fortes chuvas seguidas nos primeiros dias do ano, a situação está de acordo com o previsto. Porém a média do índice pluviométrico registrado é o triplo do ano passado.
Segundo a empresa, o índice pluviométrico registrado nos três primeiros dias de 2011 foi de 126 mm. Uma média de 42 mm por dia.
Durante todo janeiro do ano passado, o mesmo índice foi de 364 mm, média diária de 11,74 mm.
Fonte: Rede Bom Dia
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