Greve para 40 por cento dos bancários de Jundiaí
quarta-feira, 19 de setembro de 2012O Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região contabilizaram nesta terça-feira, após o primeiro dia de greve da categoria, 25 grandes agências fechadas, de um total de 120. Esse número representa 40% da categoria na região. “Essas são grandes agências, responsáveis por um maior número de atendimentos”, explicou o presidente do sindicato, Paulo Santos Mendonça.
A categoria quer reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e mais segurança nas agências. Além disso, questiona as demissões sem motivações das instituições privadas.
A proposta oferecida pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de 6% de reajuste salarial foi rejeitada no último dia 12, quando foi aprovada a greve. Até o início da noite de ontem a Federação não havia se pronunciado com uma nova proposta.
Segundo Paulo, a tendência é de que o número de agências fechadas aumente nos próximos dias. “Vários bancários entraram em contato com o sindicato pedindo auxílio na paralisação e faremos isso amanhã (nesta quarta)”.
Muitos clientes foram pegos de surpresa na hora de usar o banco. A operadora de armazém, Margarete do Amaral e Souza, foi uma delas. “Não sabia que o banco estava em greve e usei o caixa eletrônico. Apesar da fila, funcionou normalmente.”
Já o auxiliar administrativo vai ter problemas futuros por ter usado o caixa eletrônico. “Como só tinha nota de R$ 50 no caixa eletrônico, precisei sacar a mais e entrei no cheque-especial.”
Orientação
O Procon orienta que os clientes devem ficar atentos as datas de vencimentos das contas. Antes do vencimento, elas podem ser pagas em caixa eletrônicas, banco 24 horas, internet banking, correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados, ou débito automático.
Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa e peça outra opção para pagamento, que não seja apenas na agência bancária.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Jundiai:
- Evento no Shopping Paineiras reúne artistas em mostra ecológica em Jundiaí
- Prefeitura de Jundiaí leva apresentações de dança a cinco bairros da cidade
- Bandido morre e outros dois ficam feridos em grave acidente em Jundiaí
- Jundiaí ganha novo Centro para preservar memória
- O underground Higgs toca em Jundiaí