Paulista Futebol Clube de Jundiaí

A Paulista Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro profissional de Jundiaí, no paulistaior do estado de São Paulo.

História

O Paulista Futebol Clube foi fundado em 17 de maio de 1909, por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Na verdade o clube dá continuidade ao Jundiahy Foot Ball Club, que existiu na cidade de Jundiaí, entre 1903 a 1908. O clube foi fundado por funcionários da empresa ao lado da locomotiva 34.

Nos primeiros anos de fundação, o clube servia mais para disputas paulistanas dos seus associados.
Entre 1919 e 1933, o Paulista se filiou a A.P.E.A. (Associação Paulista de Esportes Athléticos) e a L.A.F. (Liga de Amadores de Futebol), deixando as disputas paulistanas e nesta época conquistou três vezes o título do paulistaior.

Em 1926, o Galo da Japi faz história: é convidado a participar do Campeonato Paulista de Futebol de 1926, organizado pela Liga dos Amadores de Futebol, se tornando o segundo clube do paulistaior do Estado a disputar a Primeira Divisão Paulista! O primeiro havia sido o Hydecroft Foot-Ball Club, coincidentemente também de Jundiaí que disputara o Paulistão de 1914.

No ano de 1941, foi criada a Federação Paulista de Futebol, federação na qual o clube se filia. Em 1948, foi criada a segunda divisão estadual, na qual o Paulista sempre esteve, mas na qual só teve sucesso no ano de 1968, quando conquistou o acesso de maneira invicta, sendo que no último jogo da Fase Final, o Galo venceu o Barretos, pelo placar de 3 a 0.

O Paulista ficou dez anos na 1ª divisão, sendo que foi rebaixado em 1978. Mas em 84 o Galo estava de volta elite, após vencer o Vocem por 7 a 1. Porém, em 86, o clube foi rebaixado outra vez à 2ª divisão. Mas em 90, a história muda. Primeiro a parceria com a Lousano, que muda o nome do clube para Lousano Paulista, trazendo o clube da Série A-3 a A-2 em 95. Em 1997, o Galo conquista o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo na final o Corinthians.

Em 1998, foi desfeita a parceria com a Lousano, mas o clube acerta uma parceria com a Parmalat, que faz alterar o nome do clube radicalmente para Etti Jundiaí. No fim das contas, os investimentos que a empresa fez ao clube foram bons, pois trouxeram o clube de volta à 1ª divisão estadual e à 2ª divisão nacional.

No ano de 2002, a empresa retira os investimentos do futebol e o clube começa a tocar a sua vida sem parceiros, com o nome voltando a ser Paulista após um plebiscito realizado na cidade.

Em 2004, o clube chega à final do Campeonato Paulista, torneio que perde para o São Caetano. Em 2005, o clube atinge a sua fama em nível nacional conquistando a Copa do Brasil, derrotando apenas adversários da 1ª divisão. As vítimas do Galo, comandado pelo técnico Vágner Mancini, foram Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e Fluminense.

Em 2006, o Paulista Futebol Clube disputou o 1º torneiopaulista de sua história, a Copa Libertadores da América, torneio que o clube não passou da 1ª fase. Mas um jogo marcou a torcida: a vitória sobre o River Plate, em Jundiaí, pelo placar de 2 a 1. No Campeonato Brasileiro da Série B, o time quase subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro, porém ficou na 5ª colocação empatado com o América-RN em número de pontos, mas perdendo no número de vitórias.

Em 2007, o Paulista não se saiu bem na Série B e foi rebaixado para a Série C junto com Santa Cruz, Remo e Ituano. A partir daquele ano, o Galo de Jundiaí nunca mais passou a figurar entre as principais divisões do futebol nacional, caindo para a Série D no ano seguinte.

O maior rival do Paulista nunca deixou de ser a Ponte Preta; as duas equipes do paulistaior travam sempre uma batalha dentro de campo.

Jogadores notáveis

Biro-Biro
Casagrande
Toninho Cerezo
Edu Lima
Neto
Marcinho
Nenê
Vágner Mancini
Márcio Mossoró
Cristian
Réver
Victor

Estádio

O Estádio Doutor Jayme Cintra foi inaugurado em 30 de maio de 1957, com um amistoso entre Paulista Futebol Clube e Palmeiras, no qual o Paulista venceu por 3 a 1. O primeiro gol do estádio foi marcado pelo atacante Belmiro, do time da casa. Atualmente, possui capacidade para 15.000 pessoas.
O nome do Estádio Doutor Jayme Cintra é oriundo de um ex-presidente da extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra nasceu no dia 1º de maio de 1886, na cidade de Campinas.

Formou-se engenheiro civil em 1907 pela Escola Politécnica, atualmente da Universidade de São Paulo, como primeiro aluno da turma, situação única que lhe garantiu colocação na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, como engenheiro praticante, em 1908.

Exerceu o cargo de presidente da Companhia de 1º de janeiro de 1950 a 1º de junho de 1961. Faleceu em 1º de junho de 1962. Foi um dos principais responsáveis pela construção e iluminação do estádio.

Títulos

Copa do Brasil: 2005.
Campeonato Brasileiro - Série C: 2001.

Estaduais
Campeonato Paulista do Interior: 2 vezes — 1919 e 1921.
Campeonato Paulista - Série A2: 2 vezes — 1968 e 2001.
Copa Paulista: 1999.

Outras conquistas
Taça dos Invictos: 1967 (21 jogos).
Torneio José Ermirio de Moraes Filho: 1969.

Categorias de base
Copa São Paulo de Futebol Jr.: 1997.
Campeonato Paulista Sub-17: 2006.

Torcidas organizadas

Atuais
Torcida Uniformizada Raça Tricolor
Gamor Força Jovem

Antigas
Império Jovem

Mascote

Existem inúmeras versões para a escolha do Galo como mascote do Paulista. As principais, no entanto, envolvem a rivalidade existente nos campeonatos amadores da cidade, sobretudo entre Paulista e o Comercial, nos anos 40. Conta a história que, em um jogo disputado no estádio da Vila Leme, a torcida do Paulista atirou um galo ao campo. Como estavam perdendo o jogo, os jogadores comercialinos trataram logo de iniciar uma verdadeira caça a ave, proporcionando cenas dignas de uma comédia pastelão. Os torcedores do Paulista Futebol Clube, é claro, passaram a torcer pelo Galo.

Hino do Clube

"Tricolor, meu time amado,
Teu caminho é o da glória,
Segue avante no gramado,
Traz os louros da vitória,
Mas se a luta te enfraquece,
A poder dos desenganos,
A história não te esquece,
Tu és Paulista, dos veteranos,
Paulista, Paulista, Paulista,
É o jundiaense que quer ver-te campeão,
Paulista, Paulista, Paulista,
Tu és o club e mais querido torrão,
Paulista, Paulista, Paulista,
Tua bandeira gloriosa quer por ti,
Guardar silente a alegria da conquista,
Tu és Paulista, de Jundiai".
Letra: Rubens Décio Echenberger

 

Paulista Futebol Clube de Jundiaí
Praça Doutor Salim Gebran, 01 - Bairro: Jardim Pacaembu - Jundiaí - SP - CEP: 13218-349
(11) 3378-1450

Fonte: Wikipédia | Paulista Futebol Clube de Jundiaí

 



  Sobre o EncontraJundiaí
Fale com EncontraJundiaí
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jundiaí no Facebook siga o Encontra Jundiaí no Twitter


Termos EncontraJundiaí | Privacidade EncontraJundiaí